Ansiedade – Vou te contar um pouco da minha experiência

ansiedade

Oi tudo bom? Hoje eu quero te falar um pouco sobre mim, e uma luta diária que eu tenho, a Ansiedade.

Estar Ansioso x Ser Ansioso

Para muitos estar ansioso e ser ansioso, é a mesma coisa. Mas eu posso te afirmar que são coisas bem diferentes.

Estar ansioso é um momento causado por um evento esperado. Como um passeio, um casamento, dias pelos quais você não vê a hora de acontecer que, e que chega a perder o sono.

Ser ansioso, é muito mais profundo. Ser ansioso é um continuo estado de alerta e espera de que algo está para acontecer. É ter uma preocupação exagerada, por coisas simples do dia a dia. Sofrer, realmente sofrer por antecedência e não pensar com clareza.

E em momentos de crise, onde a ansiedade está em pleno vapor massacrando sua cabeça com fatos que nunca existiram e aflorando seus piores medos, a ponto de fazer o mal que está em sua mente, dominar seu corpo. Te faz sentir falta de ar, seu coração começa a bater forte e você sente ele batendo na língua. Seu corpo amolece, parece que vai desmaiar, então você acredita que irá morrer.

Não sou médica, mas sou uma pessoa que luta contra isso.

Quando e Como descobri a Ansiedade na minha vida?

Que eu me lembre, desde sempre queria que as coisas acontecesse logo, para ontem. Mas a partir dos meus 15 anos, comecei a perceber que minha ansiedade ia além do normal.

Mas afinal, que adolescente não é ansioso e imediatista?

Porém essa urgência era com tudo e para tudo. Eu convivia com a insônia e com os pensamentos destrutivos que vinham pela noite, que me deixava sempre angustiada e com muito medo.

Convivia sempre com uma tensão no corpo, o medo de perder o controle da minha vida. Pois já tinha planejado e replanejado ela mil vezes, todas as noites na minha cabeça.

O casamento dos meus pais, sempre foi um casamento conturbado. Eles não percebiam o quando eles descontavam em mim e o quanto tudo aquilo me afetava, mas vida que segue.

Até que em um belo dia (para não dizer terrível), eu tinhas uns 19 anos, ouve uma discussão feia entre eles. E eu me meti.

Minha primeira Crise de ansiedade

Crise na qual, só de lembrar me dá falta de ar.

Após me meter no problema e eu ficar no olho do furacão.

Começou me dar uma falta de ar terrível. Por mais que eu respirasse o ar não entrava, e de tanto forçar eu começava a tossir, o que piorava tudo. E no desespero o coração já estava a mil, e batia tão forte que eu o sentia na ponta da língua.

Eu chorava, tossia, tentava respirar, e o desespero tomava conta, afinal eu achava que ia morrer. O meu corpo amoleceu, achei que iria desmaiar, mas não desmaiei.

Com toda a crise a discussão acabou e foram me socorrer. Demorou mais me acalmei, eles se acalmaram.

Porém fiquem com um chiado em meu peito, como o chiado de um asmático. Eu não podia rir, se não a tosse voltava. Passado alguns dias e nada, tive que ir ao médico.

Contei a ele meu drama, tudo que aconteceu, e de cara ele já disse “Você teve uma crise de ansiedade, e muito provavelmente você seja ansiosa.” Conversamos mais um pouco e ele me prescreveu um calmante extremamente forte. E eu que nunca havia tomado essas coisas me assustei e não comprei, e nem tomei as amostras que ele me deu.

Quiz uma segunda opinião, fui a um segundo médico. Que me disse o mesmo. Porém tivemos uma conversa mais longa e ele falou com mais firmeza o fato deu ser ansiosa. Me receitou uns fitoterápicos, porque eu disse que não iria tomar remédios assim tão forte.

E assim descobri que eu era ansiosa. Mas não procurei realizar um tratamento, afinal ansiedade é normal, aquilo foi só um chilique (eu pensava).

Por causa de não ceder ao tratamento, passei por muitos problemas que eu não precisaria passar, tomei atitudes irracionais e deixei de viver momentos especiais, por medo.

 Não Romantize a Ansiedade!

Não é legal ter, não é legal viver e até para a morte pode te levar. Ela escancara as portas da sua mente para a depressão.

Talvez você anda angustiado, sua mente não para de pensar em como controlar cada detalhe da sua vida, e quando você vê que não dá, bate um desespero.

Talvez problemas pequenos ou fáceis de resolver, você tende a deixa-los gigantes e não consegue pensar com clareza. E as preocupações exageradas tomam conta.

Talvez você viva com um constante medo, um medo irracional que te dói na espinha. A insegurança domina e sempre tem a sensação de que algo ruim vai acontecer.

Talvez você viva sentindo dores musculares, dores nas costas, dor de barriga, coração palpitando, tontura, uma sensação de que você irá desmaiar.

Talvez você sinta isso e vários outros sintomas, talvez você seja ansioso, talvez seu problema não é saúde física e sim de saúde mental.

  Não faça como eu, que esperei deixar a ansiedade causar um probleminha no coração para tomar uma atitude.  

Procure um médico para se tratar, um amigo para aliviar, e um app para ajudar a praticar.

Sério tem app para pessoas ansiosas, eu já testei alguns 🙂

Espero ter te ajudado, espero ter te alertado e espero que tenha gostado.

Hoje, Eu e a Ansiedade

Hoje eu me cuido, hoje eu cuido da minha mente.

Hoje tento me focar no HOJE e não no AMANHÃ.

Hoje eu me trato, hoje quase não tenho mais crise. E se tenho, dura muito menos do que durava.

Hoje fujo do que pode me trazer pensamentos ruins e tento ter sabedoria quando más noticias chegam.

Hoje entrego tudo, mas tudo mesmo na mão de Deus, e sinceramente isso me alivia muito.

Hoje ainda não estou livre, mas posso dizer que Hoje eu estou vencendo a Ansiedade.

Pois estou me concentrando no Hoje e não no AMANHÃ.

O que diz a bíblia sobre Ansiedade?

“Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?

Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?

E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?

E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;

E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?

Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?
Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.”

Matheus 6: 25-34

 

Me deixe saber se gostaram dessa postagem, dessa forma irei produzir mais!

Fique por dentro de todas as novidades do blog, nos sigam nas redes sociais.

Fanpage: Andressa Campos Blog

Instagram: @andressacamposblog

Pinterest: Andressa Campos Blog

Vigo Vídeo: Andressa Campos Blog

Um Grande Beijo

1 Comment

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: