Dormir Bem: Hábitos para uma Qualidade de Vida

dormir bem

Sempre ouvimos falar da importância e os benefícios de dormir bem. Tais benefícios são:

  • Menos estresse.
  • Apetite controlado.
  • Bom humor
  • Memória mais ativa
  • Raciocínio lógico a todo vapor
  • Pele rejuvenecida

E dormir bem, implica em dormir cedo, ter uma certa quantidades de horas dormidas com qualidade entre outros fatores.

Mas a verdade é que, com uma rotina corrida e um sono indisciplinado. Como conseguir dormir bem? Com mudança de hábito!

E é sobre isso que quero conversar com vocês. Quais hábitos devemos mudar, e quais devemos integrar a nossa rotina. Não será nada fácil, como toda e qualquer mudança. Mas será benéfica.

Eu separei 8 hábitos que após muitas pesquisas e teste, acredito serem essenciais, não só para dormir bem, mas para uma qualidade de vida melhor.

Sem mais delongas, vamos aos bons hábitos para dormir bem:

Menos café: O consumo de café, e outras bebidas e alimentos que possuem cafeina ou açucares capazes de despertar, como por exemplo a maçã. Devem ser ingeridos até 6h antes do horário que pretende dormir. Se você pretende dormir às 22h deve tomar café ou semelhantes, até as 16h. Isso porque bebidas energéticas, podem atuar no nosso organismo, nos deixando despertos, por várias horas após a ingestão.

Tomar banho de Sol: Tirar um momento para pegar um solzinho, e se beneficiar com os seus raios em nossa pele, é vital. Não sei se você sabe, mas é mais benéfico tomar banho de sol de 15min à 1h dependendo do seu tom de pele, do que um litro de leite, quando falamos de saúde dos ossos. A vitamina D é de extrema importância, pois a ausência dessa vitamina pode causar:

  • Depressão
  • Baixa Imunidade
  • Redução da Densidade Óssea
  • Pressão arterial elevada
  • Fadiga
  • e por aí vai

Além de te ajudar contra tudo isso, os minutinhos que você tiver de banho de Sol, terá um benefício especial na hora do teu descanso.

Alimentação: Uma boa e balanceada alimentação é ótima pra o nosso bem estar. E para dormir não é diferente. Se alimentar com comidas leves e saudáveis faz toda a diferença para dormir. E a alimentação pela noite, deverá ser feita com pelo menos 2h antes de dormir. Dessa forma não terá uma má digestão e nem atrapalhará seu sono.

Praticar Exercícios: A prática de exercício sempre é bom, e para o sono não é diferente. Se exercitar consome a energia do corpo, alivia nosso corpo do estresse e nos ajuda a relaxar. Uma carga de exercício diária de pelo menos 30 min, é o suficiente para te ajudar a dormir melhor. Mas não é recomendado realizar exercícios em um horário próximo ao de dormir. A atividade física pode te deixar ainda mais agitado, devido a alguns hormônios que são liberados e a intensa atividade mental.

Beber Água: Acredito que ninguém duvida dos benefícios de beber bastante água. Mas beber muita água durante a noite, pode atrapalhar seu sono, te acordando de madrugada para ter que fazer xixi. Pensando nisso, o correto é beber água ou outros líquidos até 2h antes do horário que pretende dormir.

Atividades Relaxantes: Próximo ao horário que se pretende dormir, deve diminuir suas atividades para assim, sua atividade mental também diminuir e o sono aparecer. Atividades boas para realizar antes de dormir são: ler um livro, fazer meditação, ouvir músicas relaxantes em baixo volume. Deixar de lado o celular e TV, e nada de ficar muito preocupado com as tarefas do dia seguinte.

Ambiente: Quando pensamos em ambiente para dormir, sempre vem a cabeça um bom travesseiro, um colchão gostoso e que esteja com uma temperatura agradável. Tudo isso é muito importante! Mas também devemos levar em conta os ruídos e a luz branca. Conforme for anoitecendo e chegando próximo do horário ideal para você dormir, comece a abaixar o volume do som ao seu redor. Isso te dará uma sensação de calma e aos poucos sua mente entenderá que está se aproximando do horário de dormir. E o mesmo deverá fazer com a luz. Reduzir a quantidade de luz acesa no ambiente. Se possível, deixar acesa apenas as luminárias com as luzes amarelas. Pois ela remete ao pôr do sol, e inconscientemente, saberá que é hora de dormir e diminuir um pouco as atividades cerebrais.

Dormir 7h por dia: Sempre ouvimos dizer que devemos dormir por pelo menos 7h diárias. Mas e quando não temos todo esse tempo para dormir e precisamos descansar? Simples, devemos respeitar o Ciclo do Sono. Esse é um assunto complexo. Mas resumindo, o sono tem ciclos de 90 min. E sempre que este ciclo termina é o momento ideal de você acordar e se sentir disposto para a jornada do dia. Então se você não tem como tirar as 7h de sono, tente equilibrar as horas de sono que você possui, com o ciclo do sono.

Mudando a Rotina – Mudando os Hábitos

Estes são hábitos que além de melhorar seu sono lhe proporcionará uma qualidade de vida melhor. Deixando seu corpo e mente mais descansados, menos estressados e por isso com uma atividade e resistência melhor.

Claro que não será da noite para o dia. Mas se esforce, tente integrar ao menos um novo hábito por mês. Dizem que se você fizer algo todos os dias, ou quase todos os dias por pelo menos 2 meses, ele já se torna um hábito.

Tente! A cada novo hábito conquistado, seu corpo e mente agradecem, sua saúde agradece.

Eu quando me dei conta da importância de uma boa alimentação, do sono e de uma rotina adequada, resolvi mudar. Mas não mudei radicalmente, não acredito em mudanças radicais, porque logo perdem força. Mudei aos poucos, integrando um hábito por vez. E eu ainda não executo todos como gostaria. Mas já sinto a diferença no meu dia a dia.

Se esforce por você, cuide de você! Melhor é arranjar tempo para cuidar da saúde, do que ter que arranjar tempo para tratar de uma doença.

Desacelere, no fim das contas só levamos da vida, o que vivemos nela.

Me deixe saber se gostou dessa postagem, dessa forma irei produzir mais!

Fique por dentro de todas as novidades do blog, nos sigam nas redes sociais.

Fanpage: Andressa Campos Blog

Instagram: @andressacamposblog

Pinterest: Andressa Campos Blog

Vigo Vídeo: Andressa Campos Blog

Um Grande Beijo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: