Gerenciamento de Processos de Negócio – parte 1 #BEDO

Processos de Negócio

 

Hoje vamos falar sobre Gerenciamento de Processos de Negócio. Processos fazem parte direta ou indiretamente em nosso cotidiano, sendo no mercado de trabalho ou em nossas atividades do dia a dia.
Diariamente usamos o termo processo, e o praticamos em nossas atividades, porém sem dar a sua devida atenção não obtemos resultados satisfatórios.
Então vamos entender o que é processo, posteriormente vamos falar sobre Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM – Business Process Management), muito utilizado nas empresas e iremos ter uma breve noção de como desenha-los através de ferramentas de tecnologia.

Em nosso cotidiano estamos cercados por diversos processos. Mas o que vem a ser processo?
Para Harrigton (1997 apud BALDAM, 2009), o processo é uma série de atividades logicamente inter-relacionadas que ao ser executadas produzem resultados esperados.
Podemos definir processo como uma sequência contínua, relacionada a uma operação ou fato, podendo ocorrer regularmente ou não com um início e um fim.

Se você não é capaz de descrever o que faz como um processo, você não sabe o que está fazendo” (Edwards Deming – CAPOTE, 2012, p. 34).

Parafraseando Edwards Deming, se não tivermos controle sobre os processos que nos cercam, teremos uma rotina desorganizada e pouco efetiva, não conseguindo cumprir de forma regular nossas tarefas e ao longo do tempo os resultados podem ser catastróficos.
Para ficar de fácil entendimento vamos analisar como seria o processo de escrever sobre essa matéria.

Primeiro temos o processo, Definir assunto (definimos sobre o que escrever), posteriormente Pesquisar (estudamos e pesquisamos sobre o assunto), partimos então para o processo Escrever, é nele que desenvolvemos o material que vocês estão lendo, consequentemente temos que Revisar para verificar ser há erros ou se podemos melhorar, caso encontramos necessidade de mudança então voltamos ao processo Escrever, feito isso retornamos ao processo Revisar até que nenhuma falha venha ser identificada. Ao finalizar o processo Revisar e não necessitando mudança, partimos para o processo Postar é onde iremos inserir nossa matéria para que vocês queridos leitores possam visualizar e ler sobre esse assunto.

Entre esses processos, temos determinados eventos que podem ocorrer conforme desejamos, temos também sub processos com características específicas. Por exemplo após o processo Postar, poderia ter um evento de tempo que ao ser acionado, dispara um processo para publicar a matéria automaticamente, ou seja, o escritor deixa a matéria pronta toda revisada e posta porém com visibilidade privada, pois ele quer que somente as 3:00 da manhã sua postagem seja liberada para seus leitores. Então podemos definir um evento de tempo, a qual será disparado para um processo Postar automaticamente definido como uma tarefa de script, que o próprio sistema vai realizar conforme foi configurado.

Então antes do processo Postar, teríamos um desvio condicional que irá solicitar se queremos postar automaticamente ou manualmente. No caso do processo automático o escritor iria definir a data e hora para ser postado, quando a hora e data for igual a determinada pelo escritor o sistema automaticamente define a visibilidade como pública ou seja, a matéria poderá ser visualizada por todos.
Percebe então, que existe um fluxo que ocorre entre os processos de maneira sistemática, até que todo o fluxo venha ser atendido para que o processo possa ser finalizado.

Lógico que é bem mais complexo do que coloquei para vocês, um processo tem objetivo, desvios, controles, eventos, ator, dono do processo, stakeholder, sub processos que podem e devem ser mapeados para que tudo ocorra bem e possa ser otimizado e controlado. Irei explicar mais detalhadamente essa parte quando adentrarmos em modelagem de processo.
Agora para e pense, quantos processos vocês participam como ator ou coadjuvante durante o dia. Como podem melhorar e tentar inserir essas técnicas no ambiente em que trabalham?
Pense nas duas frases a cima, forme sua opinião, pois abordaremos alguns cases que irão lhe ajudar a responder.

Bom pessoal, por hoje ficamos por aqui, espero que tenham gostado, pois tem muito assunto pela frente.

Fique atento, pois no dia 04/10/2016 iremos dar continuidade em Gerenciamento de Processos de negócio e como as empresas o utilizam.

Gostou? Clique aqui e continue lendo sobre Gerenciamento de Processos de Negócio – parte 2.

 

bedo3

Sobre o Autor

Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão da Tecnologia da Informação.

Amante de hardware, dedica-se ao estudo em gerenciamento de tecnologia para soluções em TI.

Deixe uma resposta

Translate »
%d blogueiros gostam disto: