Mapa Mental – parte 2 #BEDO

mapa mental
fonte FreePik – imagem modificada.

Como falado na matéria anterior a maneira mais comum para modelar mapa mental é através de softwares, podemos encontrar diversos modelos pré-definidos, como a espinha de peixe, modelos para controle de projetos, painel de controle, plano de estratégia, plano de treinamento, também é possível customizar alterando cores e ícones em cada tópico, facilitando ainda mais o entendimento de quem utiliza o mapa mental.

Hoje vou apresentar algumas ferramentas para criação do mapa mental e um mapa modelado na ferramenta MindJet.

MindJet é uma ferramenta excelente para criação de mapa mental, porém é paga, sua licença de teste é apenas 30 dias como a maioria das ferramentas que não são gratuitas. Ela disponibiliza uma variedade de funções e modelos pré-definidos para criação de mapa mental, nela você encontra um tutorial que lhe ajuda no processo de modelagem. O MindJet tem suporte para salvar o arquivo em diversos formatos, algo que achei bastante atrativo é poder salvar em formato para web, ou seja em sua empresa pode ser desenvolvido um mapa mental e disponibilizado para os colaboradores visualizarem diretamente na internet, basta abrir o navegador de sua preferência e acessar o mapa mental. Isso traz uma facilidade no âmbito organizacional fazendo com que a informação e o conhecimento possam ser distribuídos de forma centralizada.

mapa mental
Caso queiram conhecer mais sobre a ferramenta clique na imagem.

.

Mindmeister É uma ferramenta muito interessante, se diferencia por ser completamente online, você pode desenvolver seus modelos mentais e armazena-los na web. Em qualquer lugar que estiver basta realizar o login no sistema que você poderá utilizar seu mapa mental, porém é cobrado mensalmente pelo serviço. Outro ponto interessante da MindMeister é a disponibilização do aplicativo para seus clientes, tanto para android quanto para IOS, ambos podem ser acessados por smartphones, tablets e wearble como o smartwatch da Apple.

Na postagem anterior falei para vocês que iria disponibilizar um site para testar e entender como se dá a modelagem de um mapa mental. Vocês verão que é bem intuitivo e fácil de aprender,  não tem necessidade de realizar download ou cadastro. Então clique aqui e acessem o link do Mindmeister e se divirtam modelando mapas mentais.

É possível criar um mapa mental para teste de forma gratuita.

mapa mental
Se gostou da ferramenta e quer conhece-la melhor, então clique na imagem.

 

FreeMind também é uma ferramenta muito boa para criação de modelos de mapas mentais, ela disponibiliza algumas customizações do seu mapa mental, porém não tem tantas funcionalidades como Mindjet, em contra partida não é cobrado nada para você utilizar essa ferramenta, basta baixar e instalar no seu computador, porém é necessário ter em seu computador o Java Runtime Environment(JRE), para que ela funcione, pois é uma ferramenta desenvolvida na linguagem Java, de qualquer maneira é uma ótima ferramenta e tem mais, ela é traduzida para o português. Acredito que para os estudos é perfeita devido sua simplicidade.

Uma dica se for utilizar essa ferramenta, não se preocupe com o Java Runtime Environment antes de instalar, tente realizar primeiro a instalação da ferramenta e verifique se ela roda em seu computador, possa ser que seu computador já tenha instalado o JRE, caso contrário será solicitado a instalação.

mapa mental
Gostou? Então clique na imagem e confira a ferramenta freeMind.

 

Já a ferramenta Xmind disponibiliza duas versões, uma gratuita porém limitada e outra versão paga como Xmind-pro e a Xmind-plus que tem alguns recursos a mais. É uma ferramenta também interessante para você desenvolver seus mapas mentais, tem um visual mais atraente que a Freemind e da possibilidade de você salvar seu arquivo do mapa mental nos servidores da xmind para compartilhar com seus amigos ou colaboradores.

mapa mental
Clique na imagem e confira a ferramenta de mapa mental Xmind

 

Bom pessoal como falei existem diversas ferramentas e softwares para criação de mapas mentais, trouce algumas delas que já testei e gostei, fica a seu gosto e critério.

Para quem quer utilizar o mapa mental para estudos, tanto o Freemind e o Mindmeister são interessantes, porém tem uma vantagem no Mindmeister, você pode modelar seu mapa mental e salvar na web, e acessar quando estiver na faculdade para dar a ultima conferida.
Nunca testei em Smartphone, sempre usei em computador, possa ser que o mapa mental fique com a visualização confusa no Smartphone, necessitando ampliar, já no tablet por seu tamanho irá ficar mais fácil de navegar.

Vocês conheceram algumas ferramentas de modelagem de mapa mental, agora vamos desenvolver um mapa mental na ferramenta Mindjet.

Esse mapa mental é um modelo fictício a qual simulei simplificadamente um sistema web de recursos humanos, com determinadas características, como a disponibilidade de vagas de trabalho que possibilitam a inscrição nessas vagas, permitindo a realização de comentários sobre a entrevista e cadastrando um banco de questões para aplicação de provas técnicas durante a entrevista.

clique_aki

mapa_mental_rh
Para ampliar clique na imagem

 

 

Bom pessoal, espero que tenham gostado e conhecido mais uma alternativa para ajudar vocês e facilitar a memorização nesses dias que tudo é para ontem.
Não se esqueçam, impulsione sua mente através de exercícios e técnicas que o mapa mental lhe oferece.

Aproveitem e leiam nossa matéria sobre Gerenciamento de processos de Negócios, é um mundo fantástico e vocês irão gostar.

Se você não leu nossa primeira matéria sobre mapa mental, clique aqui.

Até a próxima e um grande abraço.

 

bedo3

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: