Muco Cervical – Descubra o que é e Sua Importância.

muco cervical

Olá menina moça, hoje o assunto é muuuito íntimo e apesar de todas nós passarmos por isso diariamente, muitas desconhecem o Muco Cervical e a sua função e as informações que podemos ter sobre a fertilidade e saúde do nosso útero.

O Muco Cervical é uma secreção natural, meio gelatinosa, produzida pelo útero por influência do hormônio. Ele está presente em todo o nosso ciclo menstrual, variando sua consistência de acordo com as taxas hormonais.  E cada mudança de consistência tem um significado diferente, por tanto é muito interessante conhecer esses significados para entendermos melhor a fase do nosso ciclo e a probabilidade de estarmos em um período fértil ou não.

Vamos aos diferentes aspectos do Muco Cervical e seus significados.

Turvo e Pastoso

No início do ciclo, o muco cervical tende a ser mais turvo e pastoso, lembra um pouco um hidratante branco ou amarelado.  Esse aspecto no início do  período é para proteger o útero de bactérias e também serve como uma barreira que dificulta a mobilidade dos espermatozoides.

Aguado

Muco cervical muito semelhante a água, sendo levemente mais elástico. Indica que você está em um período fértil, e geralmente antecede o muco clara de ovo. Para muitas mulheres esse é o único muco perceptível.

Clara de Ovo

O Muco Cervical clara de ovo aparece quando estamos no período fértil próximo da ovulação. Seu aspecto gelatinoso e elástico nutri os espermatozoides e dá mais mobilidade para que cheguem ao útero e trompas, e lá permaneçam por um período.

Leite Talhado

Não estou falando de candidíase! Nos dias que antecedem a sua menstruação, seu muco tende a ficar espesso, grudento e lembrando um leite talhado. Assim como no muco turvo e pastoso, um muco que te protege de bactéria e serve como uma barreira para os espermatozoides. Sendo assim, não estando em um período fértil.

Amoeba

O muco amoeba é aquele muco branco ou amarelado, de consistência pegajosa e grudenta. Ele é um muco que pode aparecer a qualquer momento, mas é um muco que significa que não está fértil.

Com isso percebemos que sempre que estivermos com o muco fluido e gelatinoso, estamos férteis e quando é espesso e pegajoso estamos inférteis.  Mas claro sempre é bom o auxílio de um ginecologista, até porque isso é mais válido para quem quer engravidar.

Outra dica bacana, são os app que te dizem quando está ou não fértil e quando seu período menstrual se aproxima. Além de te lembrar das pílulas.

muco cervical

 

Eu uso o Meu Calendário, adoro! Ele me indica os períodos, posso colocar ali os sintomas que tenho, meu fluxo. E quando mais informações eu coloco, ele estuda e me dá uma média para o próximo ciclo de como ele deve ser, sintomas e fluxo. Legal né!

 

E aí curtiram o post meninas? Quer deixar uma sugestão de post? Deixe aqui nos comentários!

Fique por dentro de todas as novidades do blog, nos sigam nas redes sociais.

Fanpage: Andressa Campos Blog

Instagram: @andressacamposblog

Twitter: @andressacamblog

YouTube:  Andressa Campos

Um Grande Beijo e Até 

Fonte das imagens: Google e Freepik

Obs: os mucos que citei, não possuem cheiro e nenhum tipo de coceira local.

Obs²: não sou médica, essas informações obtive com a minha médica e em pesquisas.

Obs³: em caso de dúvida o médico deverá ser consultado.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: