Tecnologia da Informação : Um mundo de opções!

IMAGEM _POSTGosta de tecnologia, quer ser profissional na área de TI, mas não sabe por onde começar.

A tecnologia vem crescendo cada vez mais, novas funcionalidades são criadas diariamente, é uma área que impulsiona todos os setores da sociedade a um novo caminho, a uma nova realidade.

Hoje em dia, uma empresa independente do tamanho que ela venha ser, necessita da tecnologia da informação para se adequar as tendências mercadológicas, nem que seja um simples computador com uma planilha eletrônica para registar suas vendas até um sistema de gerenciamento que se encontra nas nuvens. Percebemos que é cada vez mais difícil viver sem a tecnologia no mundo dos negócios.

Você amigo leitor, que quer vivenciar a carreira de TI mas não sabe por onde começar?

Primeiramente, temos que ter em mente que para conseguir vencer as barreiras que a tecnologia da informação nos impõe é preciso estudar constantemente, o empenho faz parte da nossa carreira e o estudo é o alicerce para nos manter em pé.

Muitos falam, procure um curso online gratuito, tire certificações, não faça faculdade, dá para aprender somente fazendo alguns cursinhos que você consegue trabalho. Pode ser que consiga trabalho e que aprenda porque não? tem muitos cursos online excelentes e gratuitos.

Mas uma dica posso lhe dar, fazer faculdade, cursos, especializações são extremamente importante e com certeza irá fazer a diferença na sua carreira. Partindo desse princípio a maioria das pessoas que atuam com Ti, costumam ser pessoas que já mexiam com informática (aqueles conhecidos como fuções de PC), de tanto mexer vai aprendendo aos poucos, mas sempre chega a hora de optar por uma graduação em TI. Muitas vezes não sabe escolher, pois sabe um pouco de tudo e a dúvida bate na porta.

Por este motivo venho lhe trazer um breve comentário sobre algumas áreas de atuação dentro da tecnologia da informação, para que daqui para frente você possa se aprofundar e encontrar o caminho que mais lhe agrade.

Então dentre tantos cursos ofertados por diversas faculdades no nosso pais, qual devo escolher?

Se você é uma pessoa criativa e gosta de lógica, pode se dedicar a aprender a programar, desenvolver sistemas, websites, aplicativos para dispositivos mobile. Tem diversos cursos dentro da Ti para você escolher, os mais focados são Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Sistemas da Informação, Ciência da Computação. Apesar de terem algumas diferenças, muitos profissionais dessa área acabam atuando em empresas de desenvolvimento de sistemas.

No curso de Análise e Desenvolvimento de Sistema você aprenderá a desenvolver aplicações, as melhores práticas de programação, técnicas desenvolvidas na engenharia de software, e também vai estudar o funcionamento do mercado, a área de negócio e entender como se introduz um sistema e como ele funciona dentro de uma corporação.

O curso de Sistemas para Internet, é muito parecido com o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, porém tem um foco mais voltado para internet. Algumas linguagens de programação não são tão aprofundadas como no curso de ADS (Análise e Desenvolvimento de Sistemas).

Outro curso muito interessante é Sistema da Informação, tudo que tange tecnologia e informação você irá estudar. Um profissional de SI pode trabalhar como desenvolvedor de sistemas, gerente de desenvolvimento, praticamente toda área que envolve sistemas da informação o profissional irá pode atuar.

Ciência da computação também é um curso de bastante peso para o currículo, você irá estudar a fundo a tecnologia, muita matemática e física, é um curso que aprofunda bastante as teorias, como que surgiu e como foi criada determinadas técnicas e sistemas, como funciona em si a tecnologia, como posso desenvolver novas tecnologias e aperfeiçoar as já existentes.  Acredito ser um dos cursos mais completos entre os cursos de TI que envolve sistemas da informação.

Engenharia de Software o próprio nome já diz tudo, esse curso irá lhe ensinar as melhores práticas e técnicas voltadas a programação e administração de um sistema durante seu desenvolvimento, técnicas e padrões para recolher requisitos de seu cliente, padrões de projeto entre outros. Foca muito em disciplinas estudas no curso de ADS, porém abrange mais a área de projetos, metodologia, custos e prazos para se desenvolver um sistema.

Engenharia da computação, atualmente algumas faculdades dão ênfase no desenvolvimento de sistema, porém é uma área que você irá estudar a fundo a criação de computadores, estudo de hardware, matemática, física, robótica, eletrônica, fazem parte desse curso e o estudo de linguagens de máquinas também será apresentado. Vale a pena é um curso interessante e também de peso, porém nem sempre em sua cidade você irá conseguir trabalhar 100% como engenheiro da computação, mas sim como desenvolvedor de sistema ou um pouco de cada.

Gestão da Tecnologia da Informação, é um curso muito interessante, você aprende um pouco de cada área da tecnologia, desde infraestrutura tecnológica de uma empresa, até técnicas de como alinhar a tecnologia ao negócio. Também irá aprender um pouco sobre desenvolvimento de sistemas, redes, sistemas da informação, gestão de projetos, área financeira entre outros.
O profissional de GTI, irá gerenciar a equipe de Ti, geralmente a parte mais técnica não é fator crucial para o gestor, mas sim saber e entender a ponto de manter a Ti em funcionamento e gerenciar as equipes técnicas conforme a necessidade, alinhando a tecnologia da informação com a necessidade de negócio da empresa.

O curso de Redes também é um curso muito importante, a final a internet é utilizada por grande parte da população. Todas as técnicas de como uma rede funciona, como manter a segurança de uma infraestrutura de rede, como projetar uma rede para uma empresa são processos que você irá aprender além de outras coisas que irá vivenciar.

Esses são os cursos mais ofertados nas faculdades exceto engenharia da computação e dependendo da faculdade ciência da computação.

Porém ambos são muito importantes e tem peso no currículo.

Ficaríamos horas escrevendo se fossemos falar de todos cursos e especializações que a área de TI abrange, porém trouxe um pouquinho para você caro leitor, que está querendo iniciar na tecnologia. Quem sabe você se identifica com alguma das profissões a cima. E lembre-se estudar faz parte da TI e inglês já não é mais um diferencial e sim uma obrigação rsrsrs.

Caso você queria aprender mais ou entender mais a fundo como a tecnologia funciona dentre esses cursos citados, deixe seu comentário que podemos criar um conteúdo com mais ênfase na profissão desejada.

Um grande abraço e até a próxima.

Fonte da imagem: Google Imagens

 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: