Consumismo entre os Jovens | O que os leva a consumir?

Consumismo entre os jovens

Olá povo meu. Vamos conversar hoje, sobre Consumismo entre os Jovens. O que mudou ou não no comportamento dos jovens atualmente.

Geralmente na adolescência, é onde começamos a consumir mais. Queremos ter o que todo mundo tem, e também o que quase ninguém tem. Isso só para sermos aceitos nos grupos. Todos nós que já passamos, e ainda estamos passando por isso.

Mas o que tem influenciado o Consumismo entre os Jovens de forma exagerada?

Acredito ser o acúmulo de fatores, tais como:

A necessidade de aceitação tem muito haver com o estilo consumista que os jovens estão inseridos. Se pensarmos que talvez um jovem de uma classe econômica mais baixa, esteja querendo se inserir em um grupo de jovens de classe econômica mais alta. Com toda certeza ela irá consumir muito mais do que antes, para poder ser aceito nesse novo grupo.

A cultura da própria família, é a base da cultura consumista do jovem. Se um jovem tem pais que consome de forma sadia, a probabilidade dele ter um consumo equilibrado é grande. O mesmo vale para o contrário. Se os pais consomem de forma desenfreada, muito provavelmente o filho também será um consumista compulsivo. Afinal os filhos se espelham nos pais.

Não é novidade para ninguém que as redes sociais, nos atiça a querer tudo o que vemos. Ver as fotos dos mega influenciadores, e não se deixar levar por toda aquela perfeição é inevitável. E com toda uma estratégia de mercado em cima das redes sociais e seus usuários, é difícil olhar as redes sociais e sair sem querer nada do que viu. E o estilo de vida passado nas redes sociais pelos influenciadores e marcas, influência o estilo de vida dos seguidores, e do estilo de consumo dos jovens. Uma coisa vai levando a outra.

Ultimamente tem sido muito noticiado que os jovens estão mais tristes. Muitos, para compensar a falta de carinho familiar, aceitação de grupo ou até mesmo um complexo de inferioridade, tendem a consumir mais. Pois o ato de comprar, ver várias sacolas e todas cheias, lhe trazem um prazer, mesmo que momentâneo.

Entendendo e Melhorando o Consumo

Consumir não é o problema, o problema é a forma e os motivos pelos quais se consome. Tudo que nos tira de um equilíbrio não, é bom.

O problema é o grupo social na qual procura aceitação? Mude de grupo. Você vale muito mais, do que as coisas que você tem. Procure um grupo sincero, que goste de você, pela sua personalidade, e não do que você tem ou possa agregar a ela em coisas. Você deve ter suas amizades baseada em afinidades, e não pela marca que usa.

Cultura familiar é difícil perceber, pois nascemos naquele ambiente, já estamos imersos naquele mundo e não percebemos. Mas se você está percebendo esse problema na cultura da sua família, antes de querer apontar o dedo e dizer que estão errados, mude você. Perceba a forma tóxica que você consome, trabalhe na sua mente, reverta isso. Automaticamente eles verão a mudança e os benefícios dela, você não vai nem precisar abrir a boca.

Rede social te sufoca com tudo e te obriga mentalmente em ter que ter? Sai de todas 🙂 Claro que não precisa sair. Mas veja quem você segue, quem realmente te traz conteúdo interessante ou é apenas mais comercial disfarçado. E sinceramente, consuma menos.

Se o problema é um consumismo por causas afetivas, procure um médico. Porque por mais que você possa vencer um consumismo sem a ajuda de um especialista. Talvez a sua questão afetiva mal resolvida, possa te trazer algum outro problema, como por exemplo a depressão.

O que podemos perceber com o crescimento do Consumismo entre os Jovens?

Que o ter está sendo hiper valorizado, e estamos sempre querendo passar uma imagem que talvez não condiz com a realidade. De uma perfeição que não existe.

Te contar um segredo! Uma pessoa interessante, é sempre interessante, seja ela cheia de dinheiro e posses ou sem um real no bolso. E uma pessoa idiota é sempre idiota, seja ela cheia de posses ou sem um real no bolso.

Invista sim em você, em conhecimento, verdadeiras e boas amizades, amor ao próximo.

Não se deixe levar pela imposição da sociedade, de status, de mostrar que tem. Você não precisa provar que você é uma pessoa maravilhosa, tendo um monte de tranqueira que não usa.

Sabe essas coisas que não temos como por numa caixa, pois nem mesmo tocamos. Essas são as mais importantes.

Me deixe saber se gostou dessa postagem, dessa forma irei produzir mais!

Leia também: Minimalismo como estilo de vida.

Fique por dentro de todas as novidades do blog, nos sigam nas redes sociais.

Fanpage: Andressa Campos Blog

Instagram: @andressacamposblog

Pinterest: Andressa Campos Blog

Vigo Vídeo: Andressa Campos Blog

Um Grande Beijo

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: