Formas de Consumo Consciente

Clique e ouça o texto

Consumo

Hey povo vamos falar sobre consumir melhor, de uma forma consciente.

O consumo ele gera impacto, não apenas em sua carteira mas também no meio ambiente. Portanto devemos conciliar, o consumo, com o nosso planejamento financeiro e a real necessidade de consumir.

 O consumo consciente é muito mais que gastar menos e sim uma forma de consumir o que de fato precisa, sem desperdícios.  É comprar tendo consciência do que está comprando, sabendo se realmente precisa e se realmente irá consumir

Existem várias formas de praticar o consumo consciente:

Tá com desconto: As vezes compramos coisas que não precisamos e as vezes nem queremos, só pelo fato de estar com desconto. Então, se viu uma loja em promoção e for entrar, não compre pelo preço e sim pela sua necessidade ou utilidade.

Eu Quero ou Eu Preciso?:  Viu algo que se interessou e a vontade de comprar aquele produto está te convencendo a comprar. Faça uma simples pergunta a si mesmo e responda com toda sinceridade: Eu Quero? Ou Eu preciso?  Se você só quer, sabendo que tem outros em casa ou que quase não irá usar, é só uma compulsão, não compra!  Agora se de fato precisa, veja o preço, se valer a pena compre, se estiver caro dá uma pesquisada ou pechincha bastante.

Regra dos 3 dias: Se o Eu quero ou Eu Preciso não funcionar tem a regra dos 3 dias. Viu algo que gostou muito, não compre no mesmo dia, dê 3 dias. Se nos 3 dias você ainda pensar no produto, compre. Se não pensar, é sinal que não queria tanto.

Brechó: Muita gente tem preconceito em comprar roupas do Brechó, porque ficou com aquela velha imagem de lugar sujo, com cheiro de mofo, que só tem roupas rasgadas e manchadas. Ainda existem muitos Brechós assim, mas muitos já se modernizaram, se reinventaram e tem alguns brechós que mais parecem boutique. E olha que coisa boa, você comprar peças que esta super em alta por R$10,00 Isso não é mentira, conheço pessoas que compraram bolsas de grife, original em Brechó, por menos.

Embalagens: Dar prioridade a produtos com menos embalagens, embalagens recicláveis ou produtos que possuam refil. Pensa bem, seu interesse é o produto e não em todo aquele excesso de embalagem, que depois é descartado no meio ambiente.

Recicláveis/Biodegradáveis: Consumir produtos recicláveis e biodegradáveis é a melhor decisão que fazemos para o nosso meio ambiente, já que muitas das vezes o nosso lixo é descartado inadequadamente na natureza. Sei que é difícil achar uma gama de produtos com essa pegada, mas tem muita coisa boa acontecendo e muitas empresas estão se dando conta dessa necessidade. Existe algumas que estão fazendo roupas com tecidos biodegradáveis.

Outras  ideias legais para diminuir o consumo são:

Troca de Peças: Uma forma bem bacana de ter uma peça nova sem gastar nada é a troca. Sabe aquela sua amiga ou seu amigo que vestem ou calçam o mesmo número, é perfeita para vocês trocarem peças que não usam mais.

Customizar/Transformar: Sabe aquela roupa que não usa ou aquele objeto parado em casa, customiza, transforma em algo novo. Existe várias dicas espalhadas pela internet sobre como customizar ou transformar algo. Fiz um post aqui no blog  sobre customizar peças, da uma olhadinha e fique inspirada.

E aí curtiu o post? Conhece outros métodos para diminuir o consumo desnecessário.

Se conhece deixa aqui nos comentários, vamos compartilhar conhecimentos.

Fique por dentro de todas as novidades do blog, nos sigam nas redes sociais.

Fanpage: Andressa Campos Blog

Instagram: @andressacamposblog

Twitter: @andressacamblog 

Um Grande Beijo e Até Sexta

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: